Estudo revela dependência dos viajantes em dispositivos móveis

√ćndice Mobile 2014 da Expedia.com.br/Egencia examina como dispositivos m√≥veis impactam as viagens;

Chamadas p√ļblicas de viva-voz s√£o consideradas como a mais grave viola√ß√£o m√≥vel de etiqueta no mundo

S√£o Paulo, outubro de 2014 – Expedia.com.br, site local de uma das maiores ag√™ncias com solu√ß√Ķes completas de viagens do mundo, e Egencia, a marca de viagens de neg√≥cios da Expedia, Inc. (NASDAQ: EXPE), divulgou os resultados do √ćndice Mobile Expedia.com.br/Egencia 2014, um estudo global de comportamento e prefer√™ncias relacionadas aos dispositivos m√≥veis entre os viajantes da Am√©rica do Norte, Am√©rica do Sul, Europa e √Āsia-Pac√≠fico. O estudo revelou uma profunda depend√™ncia dos viajantes modernos por seus dispositivos m√≥veis – definidos como smartphone, tablet, e-reader, laptop ou SmartWatch. Em todo o mundo, 94% das pessoas levam pelo menos um dispositivo m√≥vel ao tirar f√©rias, e 97% trazem pelo menos um dispositivo em viagens de neg√≥cios.

O √ćndice Mobile 2014 da Expedia.com.br/Egencia foi encomendado pela Expedia.com.br e conduzida on-line pela Northstar, uma empresa de pesquisa e consultoria global. O estudo foi realizado entre 8.856 adultos empregados em 25 pa√≠ses.

“Estamos entrando em uma nova era onde as pessoas utilizam com fluidez a √°rea de trabalho, o telefone, o tablet, at√© mesmo wearables enquanto sonham, planejam, reservam e, por √ļltimo, realizam a sua viagem”, disse Dara Khosrowshahi, presidente e CEO da Expedia, Inc. e Expedia Worldwide. “Os viajantes n√£o est√£o apenas pesquisando e reservando viagens no celular, mas tamb√©m est√£o elogiando as suas refei√ß√Ķes, queixando-se dos provedores e capturando cada detalhe da viagem. Este √© o novo ‚Äėnormal‚Äô quando se trata de viagens. N√≥s optamos por observar de perto os h√°bitos relacionados a diversos dispositivos, entre viajantes a lazer e neg√≥cios em todo o mundo a fim de entender melhor como a tecnologia est√° sendo usada durante toda a viagem, para que possamos continuar a proporcionar experi√™ncias m√≥veis contextualmente relevantes.”

“Para viagens de neg√≥cios, dispositivos m√≥veis j√° s√£o um requisito para a maioria dos viajantes, e as tend√™ncias de uso de telefonia m√≥vel ainda est√£o aumentando. Isso ocorre porque os dispositivos m√≥veis e aplicativos tornam viagens corporativas mais produtivas. Nosso estudo deixa claro como os viajantes de neg√≥cios integram a funcionalidade m√≥vel em suas viagens, e nos ajuda a desenvolver a melhor experi√™ncia em qualquer dispositivo a ser utilizado”, diz Rob Greyber, presidente da Egencia.

Os dispositivos m√≥veis servem efetivamente como um concierge, guia e companheiro para os viajantes, que dependem de smartphones e outros dispositivos m√≥veis em todos os momentos. No geral, 76% dos viajantes dizem que seu smartphone √© “muito importante/ fundamental” no seu dia a dia. 70% dizem o mesmo sobre o seu laptop, e 48% dizem o mesmo sobre o seu tablet. Os indianos s√£o os mais dependentes dos smartphones, com 95% classificando o dispositivo como “muito importante/fundamental.” As pessoas menos dependentes de smartphones no mundo podem ser encontradas na Noruega, onde apenas 57% consideram o seu smartphone fundamental/muito importante. Mais de um ter√ßo (35%) de viajantes de todo o mundo usam seus smartphones mais em viagens do que em casa.

A forma de uso do Dispositivo Móvel levada em consideração

O √ćndice Mobile Expedia.com.br/Egencia 2014 revelou que os viajantes est√£o bem sintonizados com a ‚Äúetiqueta‚ÄĚ dos dispositivos m√≥veis. Cordialidade e no√ß√£o de barulho s√£o particularmente importantes, assim como privacidade. “Tirar fotos e gravar v√≠deos de pessoas que n√£o conhecem” √© considerado um comportamento ofensivo de uso de smartphones por 42% dos viajantes do mundo, perdendo apenas para “fazer chamadas em viva-voz” (53%) e “ouvir m√ļsica, jogar e ver v√≠deos sem fones de ouvido” (47 %).

As principais viola√ß√Ķes p√ļblicas do uso de dispositivos tecnol√≥gicos, consideradas ofensivas pelos entrevistados, foram:

  • Fazer chamadas em viva-voz: 53%
  • Reprodu√ß√£o de m√ļsica / jogos / v√≠deos sem fones de ouvido: 47%
  • Tirar fotos / v√≠deos de estranhos: 42%
  • Fazer chamadas enquanto est√° no restaurante: 36%
  • Chamadas de v√≠deo / FaceTime / Skype: 27%
  • Alertas altos de dispositivos m√≥veis: 26%
  • Mensagens: 24%
  • Fotografar comida durante as refei√ß√Ķes: 18%

WiFi gratuito considerado a mais importante regalia em hotéis

Dada a presen√ßa dos dispositivos m√≥veis em viagens, os viajantes priorizam cada vez mais a acessibilidade WiFi. 56% dos viajantes relatam que a disponibilidade de Wi-Fi e pre√ßo impactam sua decis√£o de compra ao selecionar um v√īo e hotel. Quando solicitados a classificar amenidades m√≥veis relacionadas a hot√©is, os turistas a lazer classificaram “Wi-Fi gr√°tis” em primeiro lugar, √† frente de acesso √† Internet de alta velocidade, conectividade com fios no quarto e um centro de neg√≥cios com computadores e impressoras. Os viajantes a neg√≥cios consideram WiFi gratuito ainda mais importante, com 86% dos viajantes classificando-o como muito ou relativamente importante no momento de reserva de hotel para viagens a neg√≥cios.

Durante a viagem, tanto os viajantes a lazer quanto os que de neg√≥cios utilizam as seguintes fun√ß√Ķes de aplicativos m√≥veis/dispositivos com mais frequ√™ncia:

  • E-mail / mensagens: 61%
  • Grava√ß√£o da c√Ęmera / v√≠deo: 50%
  • Mapas / navega√ß√£o: 47%
  • M√≠dias sociais: 45%
  • Clima: 38%
  • Utilidades (alarme, calculadora): 33%
  • Entretenimento: 24%

Enquanto laptops e computadores s√£o a maneira mais comum para reservar viagens, 78% dos viajantes a neg√≥cios usaram seus smartphones para planejamento de viagens e 71% usaram tablets. Os usos mais comuns para ambos os dispositivos s√£o organiza√ß√£o de itiner√°rios (37% e 32%) e busca por destinos (35% e 32%). Outras atividades populares s√£o as compras de hot√©is, receber alertas de v√īo e check-in de voos. Globalmente, 28% dos adultos empregados que possuem um dispositivo m√≥vel usaram um smartphone ou tablet para reservar um hotel.

Perder o passaporte √© classificado como um dos maiores temores de viajantes no mundo, com 40% citando-o como sua principal apreens√£o de viagem. Perder dinheiro ficou em segundo lugar. Surpreendentemente, “perder inesperadamente o meu companheiro de viagem” ficou em terceiro lugar, mas apenas 2% dos espanh√≥is citam isso como um medo, contra 53% dos dinamarqueses. “Perder o meu dispositivo m√≥vel” ficou empatado com “perder a minha bagagem” na lista dos cinco maiores medos de viagens para todos os viajantes.

“Perder toda a minha informa√ß√£o pessoal” foi a principal ansiedade associada com a perda de um telefone durante a viagem, com 58% listando isso entre os seus medos. 41% iria se preocupar com a sua capacidade de entrar em contato com seu lar. 37% se preocuparia com o custo de reposi√ß√£o. 29% se sentiriam inseguros/isolados, enquanto 19% iria perder seu aplicativos, m√ļsicas e redes sociais.

Apesar do aparente desejo de permanecer conectado durante a viagem, apenas 35% dos viajantes compram um plano internacional de dados/roaming quando viajam. Os indianos s√£o, de longe, os mais dispostos a fazer isso, com 68% dizendo que compraria, enquanto apenas 12% dos franceses adquiririam tal plano.

16% dos viajantes globais mant√©m um cabo de recarga com eles em todos os momentos, para recarregar seus dispositivos m√≥veis no momento em que este fica sem bateria. 47% relataram que iria esperar para recarregar o telefone quando retornar ao hotel. 14% transportam uma bolsa ou pacote de bateria recarreg√°vel. Apenas 1% pagaria para usar uma esta√ß√£o de carregamento p√ļblico ou quiosque de recarga segura.

Sobre a Expedia.com.br

A¬†Expedia.com.br¬†permite que o brasileiro crie ‚Äėsua viagem da sua maneira‚Äô ao oferecer muitas op√ß√Ķes e √ļltima tecnologia em¬†pacotes de viagens,¬†voos,¬†hot√©is,¬†aluguel de carros,¬†reservas de atra√ß√Ķes¬†para viagens em todo o mundo todo. A Expedia.com.br oferece suporte telef√īnico gratuito nos sete dias da semana no n√ļmero 0800-761-0770.

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Sobre a Egencia

Egencia √© uma empresa l√≠der em servi√ßos completos de gest√£o de viagens que oferece tecnologia inovadora de viagens de neg√≥cios e servi√ßo local especializado para mais de 10.000 clientes em 64 pa√≠ses ao redor do mundo. Como parte da Expedia Inc., uma das maiores empresas de viagens do mundo, Egencia fornece para empresas inovadoras a habilidade de gui√°-las para um caminho mais econ√īmico em suas programa√ß√Ķes de viagens, enquanto analisa e encontra as necessidades dos viajantes de neg√≥cios modernos. Para mais informa√ß√Ķes visite www.egencia.com.

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Northstar √© uma empresa de consultoria e marketing estrat√©gico, alinham vanguarda, t√©cnicas de pesquisa personalizada e contexto cultural com propriedade para desenvolver modelos e estruturas de marketing estrat√©gico de grande impacto. O conjunto de servi√ßos da Northstar se relacionam com os elementos fundamentais da marca, clientes e estrat√©gia de marketing, com experi√™ncia no setor de turismo, varejo, automotivo, CPG, alimentos e bebidas, servi√ßos financeiros, farmac√™utico e assist√™ncia a sa√ļde, transporte e moda/luxo. Para mais informa√ß√Ķes, acesse www.northstarhub.com.

*Baseado¬†na¬†compara√ß√£o¬†com outras ag√™ncias de viagens online que oferecem servi√ßos completos, definidos como aqueles que reservam e prestam servi√ßos relacionados a voos, hot√©is, cruzeiros, carros e atividades para uma base de clientes global. Dados¬†baseados¬†na¬†comScore Media Metrix para Expedia, Inc. Sites, Worldwide, m√©dia mensal de visitantes √ļnicos, outubro ’12-’13 setembro.

FONTE: Expedia.com.br

Website: http://www.expedia.com.br

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