Expedia Team, em September 28, 2013

‘Próximo‘Próximo destino: praia!’ identifica hábitos litorâneos dos viajantes dos cinco continentes

Resultado da pesquisa da Expedia.com.br, realizada com mais de oito mil pessoas em 21 países, é apresentado ao Brasil

Brasil, São Paulo – setembro de 2013 – A Expedia.com.br, maior empresa de viagens online do mundo, divulga a pesquisa ‘Próximo destino: praia!’ com hábitos litorâneos de viajantes dos cinco continentes. Para elaborar o material, aconsultoria norte-americana especializada em pesquisa de mercado, Harris Interactive, entrevistou 8.606 viajantes de 21 países da América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Austrália.

“Conhecer os hábitos dos viajantes é fundamental para a Expedia.com.br. Para isso, elaboramos anualmente inúmeras pesquisas que tracem o perfil desse público. Neste ano, a ‘Próximo destino: praia!’ inclui brasileiros pela primeira vez e revela as características de quem frequenta o litoral”, afirma Sean Shannon, vice-presidente da Expedia.

Perfil do viajante brasileiro

Qual é estação do ano em que prefere viajar? Caso tenha respondido verão, você está pensando como a maioria (81%) dos brasileiros, mas se foi inverno, você está na pequena parte de 19% dos entrevistados. Curiosamente, durante o estudo ninguém optou por primavera ou outono.

Os frequentadores dos litorais costumam viajar para praia com seus parceiros (68%) e gastam entre R$ 1 mil e R$ 4 mil (53%) com todas as despesas. Em sua maioria, preferem praias agitadas (63%), mas ainda há grande procura por lugares mais reservados (37%). Em geral, os brasileiros ficarão de 5-8 noites (45%) em sua próxima viagem ao litoral.

Os viajantes brasileiros não pensam somente em diversão quando vão ao litoral. Utilizam as viagens a praias internacionais para praticar e aperfeiçoar habilidades em línguas estrangeiras (76%). Nove em cada dez entrevistados ainda dizem que aprender sobre a cultura e a história locais é essencial.

As duas fontes mais influentes para a escolha de um destino litorâneo são o boca a boca (72%) e os comentários de outros viajantes (55%).

Última visita à praia

Os brasileiros sempre frequentam as praias. Sete em cada dez (73%) puderam visitá-las nos últimos 12 meses, enquanto menos da metade (46%) dos entrevistados no mundo viajou ao litoral.A esperança de viajar nos próximos 12 meses também é alta e alcança quase nove em cada dez brasileiros (87%). Desses, 52% viajarão para fora do país.

Preocupações

Enquanto estão no litoral, ser roubado é o maior medo dos entrevistados brasileiros (38%). Além dessa, também são frequentes preocupações com afogamento (28%) e ataque de tubarões (17%). Em geral, quatro em cada dez brasileiros têm medo de tubarões, mas isso não os impede de entrar na água.

Vamos à praia?

Atualmente, os motivos para viajar no Brasil são liderados pelas idas ao litoral (35%), seguidas por viagens a pontos histórico-culturais (19%), visitas à família ou amigos (16%) e visitas a parques temáticos (13%).

Apenas 52% dos entrevistados dos cinco continentes considera importante viajar a praia. No Brasil, o número aumenta para 77%. Já na América do Norte, na Europa e na Ásia-Pacífico, esse percentual chega a 47%, 46% e 44%, respectivamente.

O custo total das férias (79%) e a previsão do tempo (72%) são fatores decisivos na escolha do destino litorâneo. No entanto, entre o grupo acima de 40 anos, um local que é familiar (61%) aparece classificado um pouco acima da previsão do tempo (59%).

Entre os entrevistados, 83% costuma caminhar, já os que gostam de observar as pessoas somam 75%, seguidos dos que gostam de festas (75%), natação (74%), e bronzear-se (72%). As principais atividades para os homens são andar (86%) e frequentar festas (80%). Já para as mulheres, bronzear-se (80%) é a atividade preferida, seguida da caminhada (79%).

Além das atividades específicas de praia, cerca de sete em cada dez brasileiros gostam de desfrutar da cozinha local (68%) e fazer compras (66%). Aproveitar a vida noturna (64%) e visitar os arredores (63%) também aparecem no estudo.

Lembranças da viagem

A opção com maior índice de respostas foi a de manter as fotos em um dispositivo móvel, câmera ou computador para mostrar aos outros (57%). Já o compartilhamento de fotos em mídias sociais – Facebook, Twitter, etc. – responde por 51%. O país pesquisado com índice mais alto de compartilhamento foi a Malásia. Lá, 76% mantêm as fotos nos dispositivos móveis e 68% compartilha nas mídias sociais.

Preparação para praia

A maioria dos brasileiros (82%) afirmou que nunca adiou ou desistiu de uma viagem à praia por estar fora de forma contra apenas 18% que assumiu ter mudado os planos por esse motivo.

No Brasil, para se prepararem para praia, 67% dos entrevistados compram biquínis, maiôs ou sungas, seguidos de 48% que malham e 45% que fazem depilação com cera. Para essa preparação gastam mais de R$ 300 (31%), seguido de gastos entre R$ 151 e R$ 225 (22%).

Proteção solar

67% dos brasileiros responderam que usam protetor com FPS alto e reaplicam constantemente. O índice foi o mais alto de todos os países pesquisados. Alemanha aparece com 62%. Índia e Itália com 31% apenas.

Em relação à exposição ao sol, 45% dos brasileiros se protegem embaixo do guarda-sol e apenas 12% ficam expostos o tempo todo no sol. 44% preferem misturar um pouco de cada uma das opções anteriores. Aqui no país, apenas 6% diz utilizar bronzeador ou não se preocupar com a possibilidade de se queimar.

Expedia.com.br permite que o brasileiro crie ‘sua viagem da sua maneira’ ao oferecer muitas opções e última tecnologia em pacotes de viagenspassagens aéreas, hotéis, locação de carros, reservas de atividades para viagens em todo o mundo todo. A Expedia.com.br oferece suporte telefônico gratuito nos sete dias da semana no número 0800-761-0770.

Mariana Bortoletti – mariana.bortoletti@inpresspni.com.br– (11) 3330-3776

Joana Santos – joana.santos@inpressni.com.br– (11) 3323-1612/ (11)99432-1569

destino: praia!’‘Próximo destino: praia!’ identifica hábitos litorâneos dos viajantes dos cinco continentes

Brasil, São Paulo – setembro de 2013 – A Expedia.com.br, maior empresa de viagens online do mundo, divulga a pesquisa ‘Próximo destino: praia!’ com hábitos litorâneos de viajantes dos cinco continentes. Para elaborar o material, a consultoria norte-americana especializada em pesquisa de mercado, Harris Interactive, entrevistou 8.606 viajantes de 21 países da América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Austrália.

Perfil do viajante brasileiro

Os frequentadores dos litorais costumam viajar para praia com seus parceiros (68%) e gastam entre R$ 1 mil e R$ 4 mil (53%) com todas as despesas. Em sua maioria, preferem praias agitadas (63%), mas ainda há grande procura por lugares mais reservados (37%). Em geral, os brasileiros ficarão de 5-8 noites (45%) em sua próxima viagem ao litoral.

Última visita à praia

Os brasileiros sempre frequentam as praias. Sete em cada dez (73%) puderam visitá-las nos últimos 12 meses, enquanto menos da metade (46%) dos entrevistados no mundo viajou ao litoral. A esperança de viajar nos próximos 12 meses também é alta e alcança quase nove em cada dez brasileiros (87%). Desses, 52% viajarão para fora do país.

Vamos à praia?

Entre os entrevistados, 83% costuma caminhar, já os que gostam de observar as pessoas somam 75%, seguidos dos que gostam de festas (75%), natação (74%), e bronzear-se (72%). As principais atividades para os homens são andar (86%) e frequentar festas (80%). Já para as mulheres, bronzear-se (80%) é a atividade preferida, seguida da caminhada (79%).

Proteção solar

A Expedia.com.br permite que o brasileiro crie ‘sua viagem da sua maneira’ ao oferecer muitas opções e última tecnologia em pacotes de viagens, passagens aéreas, hotéis, locação de carros, reservas de atividades para viagens em todo o mundo todo. A Expedia.com.br oferece suporte telefônico gratuito nos sete dias da semana no número 0800-761-0770.

Mariana Bortoletti – mariana.bortoletti@inpresspni.com.br – (11) 3330-3776
Joana Santos – joana.santos@inpressni.com.br – (11) 3323-1612/ (11)99432-1569

identifica hábitos litorâneos dos viajantes dos cinco continentes

Mariana Bortoletti – mariana.bortoletti@inpresspni.com.br – (11) 3330-3776