Expedia Team, em November 10, 2014

Estudo revela dependência dos viajantes em dispositivos móveis

Índice Mobile 2014 da Expedia.com.br/Egencia examina como dispositivos móveis impactam as viagens;

Chamadas públicas de viva-voz são consideradas como a mais grave violação móvel de etiqueta no mundo

São Paulo, outubro de 2014 – Expedia.com.br, site local de uma das maiores agências com soluções completas de viagens do mundo, e Egencia, a marca de viagens de negócios da Expedia, Inc. (NASDAQ: EXPE), divulgou os resultados do Índice Mobile Expedia.com.br/Egencia 2014, um estudo global de comportamento e preferências relacionadas aos dispositivos móveis entre os viajantes da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia-Pacífico. O estudo revelou uma profunda dependência dos viajantes modernos por seus dispositivos móveis – definidos como smartphone, tablet, e-reader, laptop ou SmartWatch. Em todo o mundo, 94% das pessoas levam pelo menos um dispositivo móvel ao tirar férias, e 97% trazem pelo menos um dispositivo em viagens de negócios.

O Índice Mobile 2014 da Expedia.com.br/Egencia foi encomendado pela Expedia.com.br e conduzida on-line pela Northstar, uma empresa de pesquisa e consultoria global. O estudo foi realizado entre 8.856 adultos empregados em 25 países.

“Estamos entrando em uma nova era onde as pessoas utilizam com fluidez a área de trabalho, o telefone, o tablet, até mesmo wearables enquanto sonham, planejam, reservam e, por último, realizam a sua viagem”, disse Dara Khosrowshahi, presidente e CEO da Expedia, Inc. e Expedia Worldwide. “Os viajantes não estão apenas pesquisando e reservando viagens no celular, mas também estão elogiando as suas refeições, queixando-se dos provedores e capturando cada detalhe da viagem. Este é o novo ‘normal’ quando se trata de viagens. Nós optamos por observar de perto os hábitos relacionados a diversos dispositivos, entre viajantes a lazer e negócios em todo o mundo a fim de entender melhor como a tecnologia está sendo usada durante toda a viagem, para que possamos continuar a proporcionar experiências móveis contextualmente relevantes.”

“Para viagens de negócios, dispositivos móveis já são um requisito para a maioria dos viajantes, e as tendências de uso de telefonia móvel ainda estão aumentando. Isso ocorre porque os dispositivos móveis e aplicativos tornam viagens corporativas mais produtivas. Nosso estudo deixa claro como os viajantes de negócios integram a funcionalidade móvel em suas viagens, e nos ajuda a desenvolver a melhor experiência em qualquer dispositivo a ser utilizado”, diz Rob Greyber, presidente da Egencia.

Os dispositivos móveis servem efetivamente como um concierge, guia e companheiro para os viajantes, que dependem de smartphones e outros dispositivos móveis em todos os momentos. No geral, 76% dos viajantes dizem que seu smartphone é “muito importante/ fundamental” no seu dia a dia. 70% dizem o mesmo sobre o seu laptop, e 48% dizem o mesmo sobre o seu tablet. Os indianos são os mais dependentes dos smartphones, com 95% classificando o dispositivo como “muito importante/fundamental.” As pessoas menos dependentes de smartphones no mundo podem ser encontradas na Noruega, onde apenas 57% consideram o seu smartphone fundamental/muito importante. Mais de um terço (35%) de viajantes de todo o mundo usam seus smartphones mais em viagens do que em casa.

A forma de uso do Dispositivo Móvel levada em consideração

O Índice Mobile Expedia.com.br/Egencia 2014 revelou que os viajantes estão bem sintonizados com a “etiqueta” dos dispositivos móveis. Cordialidade e noção de barulho são particularmente importantes, assim como privacidade. “Tirar fotos e gravar vídeos de pessoas que não conhecem” é considerado um comportamento ofensivo de uso de smartphones por 42% dos viajantes do mundo, perdendo apenas para “fazer chamadas em viva-voz” (53%) e “ouvir música, jogar e ver vídeos sem fones de ouvido” (47 %).

As principais violações públicas do uso de dispositivos tecnológicos, consideradas ofensivas pelos entrevistados, foram:

• Fazer chamadas em viva-voz: 53%
  • Reprodução de música / jogos / vídeos sem fones de ouvido: 47%
  • Tirar fotos / vídeos de estranhos: 42%
  • Fazer chamadas enquanto está no restaurante: 36%
  • Chamadas de vídeo / FaceTime / Skype: 27%
  • Alertas altos de dispositivos móveis: 26%
  • Mensagens: 24%
  • Fotografar comida durante as refeições: 18%

WiFi gratuito considerado a mais importante regalia em hotéis

Dada a presença dos dispositivos móveis em viagens, os viajantes priorizam cada vez mais a acessibilidade WiFi. 56% dos viajantes relatam que a disponibilidade de Wi-Fi e preço impactam sua decisão de compra ao selecionar um vôo e hotel. Quando solicitados a classificar amenidades móveis relacionadas a hotéis, os turistas a lazer classificaram “Wi-Fi grátis” em primeiro lugar, à frente de acesso à Internet de alta velocidade, conectividade com fios no quarto e um centro de negócios com computadores e impressoras. Os viajantes a negócios consideram WiFi gratuito ainda mais importante, com 86% dos viajantes classificando-o como muito ou relativamente importante no momento de reserva de hotel para viagens a negócios.

Durante a viagem, tanto os viajantes a lazer quanto os que de negócios utilizam as seguintes funções de aplicativos móveis/dispositivos com mais frequência:

• E-mail / mensagens: 61%
  • Gravação da câmera / vídeo: 50%
  • Mapas / navegação: 47%
  • Mídias sociais: 45%
  • Clima: 38%
  • Utilidades (alarme, calculadora): 33%
  • Entretenimento: 24%

Enquanto laptops e computadores são a maneira mais comum para reservar viagens, 78% dos viajantes a negócios usaram seus smartphones para planejamento de viagens e 71% usaram tablets. Os usos mais comuns para ambos os dispositivos são organização de itinerários (37% e 32%) e busca por destinos (35% e 32%). Outras atividades populares são as compras de hotéis, receber alertas de vôo e check-in de voos. Globalmente, 28% dos adultos empregados que possuem um dispositivo móvel usaram um smartphone ou tablet para reservar um hotel.

Perder o passaporte é classificado como um dos maiores temores de viajantes no mundo, com 40% citando-o como sua principal apreensão de viagem. Perder dinheiro ficou em segundo lugar. Surpreendentemente, “perder inesperadamente o meu companheiro de viagem” ficou em terceiro lugar, mas apenas 2% dos espanhóis citam isso como um medo, contra 53% dos dinamarqueses. “Perder o meu dispositivo móvel” ficou empatado com “perder a minha bagagem” na lista dos cinco maiores medos de viagens para todos os viajantes.

“Perder toda a minha informação pessoal” foi a principal ansiedade associada com a perda de um telefone durante a viagem, com 58% listando isso entre os seus medos. 41% iria se preocupar com a sua capacidade de entrar em contato com seu lar. 37% se preocuparia com o custo de reposição. 29% se sentiriam inseguros/isolados, enquanto 19% iria perder seu aplicativos, músicas e redes sociais.

Apesar do aparente desejo de permanecer conectado durante a viagem, apenas 35% dos viajantes compram um plano internacional de dados/roaming quando viajam. Os indianos são, de longe, os mais dispostos a fazer isso, com 68% dizendo que compraria, enquanto apenas 12% dos franceses adquiririam tal plano.

16% dos viajantes globais mantém um cabo de recarga com eles em todos os momentos, para recarregar seus dispositivos móveis no momento em que este fica sem bateria. 47% relataram que iria esperar para recarregar o telefone quando retornar ao hotel. 14% transportam uma bolsa ou pacote de bateria recarregável. Apenas 1% pagaria para usar uma estação de carregamento público ou quiosque de recarga segura.

A Expedia.com.br permite que o brasileiro crie ‘sua viagem da sua maneira’ ao oferecer muitas opções e última tecnologia em pacotes de viagens, voos, hotéis, aluguel de carros, reservas de atrações para viagens em todo o mundo todo. A Expedia.com.br oferece suporte telefônico gratuito nos sete dias da semana no número 0800-761-0770.

Guilherme Soares – guilherme.soares@inpresspni.com.br – (11) 3330-3776

Joana Santos – joana.santos@inpressni.com.br – (11) 3323-1612/ (11)99432-1569

Sobre a Egencia

Egencia é uma empresa líder em serviços completos de gestão de viagens que oferece tecnologia inovadora de viagens de negócios e serviço local especializado para mais de 10.000 clientes em 64 países ao redor do mundo. Como parte da Expedia Inc., uma das maiores empresas de viagens do mundo, Egencia fornece para empresas inovadoras a habilidade de guiá-las para um caminho mais econômico em suas programações de viagens, enquanto analisa e encontra as necessidades dos viajantes de negócios modernos. Para mais informações visite www.egencia.com.

Sobre a Northstar

Northstar é uma empresa de consultoria e marketing estratégico, alinham vanguarda, técnicas de pesquisa personalizada e contexto cultural com propriedade para desenvolver modelos e estruturas de marketing estratégico de grande impacto. O conjunto de serviços da Northstar se relacionam com os elementos fundamentais da marca, clientes e estratégia de marketing, com experiência no setor de turismo, varejo, automotivo, CPG, alimentos e bebidas, serviços financeiros, farmacêutico e assistência a saúde, transporte e moda/luxo. Para mais informações, acesse www.northstarhub.com.

*Baseado na comparação com outras agências de viagens online que oferecem serviços completos, definidos como aqueles que reservam e prestam serviços relacionados a voos, hotéis, cruzeiros, carros e atividades para uma base de clientes global. Dados baseados na comScore Media Metrix para Expedia, Inc. Sites, Worldwide, média mensal de visitantes únicos, outubro ’12-’13 setembro.

FONTE: Expedia.com.br

Website: http://www.expedia.com.br